Turismo

A região tem todos os predicados para o turismo.
Ainda rústica é própria para aventuras.
São incontáveis as ilhas, praias, dunas, manguezais espalhados por inúmeros canais e braços de mar nos diversos municípios ali instaladas.

Praia das Pedrinhas, Ilha Comprida, SP

A fauna é diferenciada.
O jacaré do papo amarelo sobrevive pelos manguezais e em algumas ilhas são encontrados os papagaios da cara roxa.

Jacaré de papo amarelo às margens do rio Olaria, no bairro do Carijo, Cananéia, SP
Parque Estadual da Ilha do Cardoso,Cananéia, SP

 

Face a pureza de suas águas e a grande quantidade de planctus natural, são encontrados em toda a extensão, famílias de botos cinzas que costumam acompanhar as embarcações brincando ao lado.

Cachoeira Grande, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia, SP – Boto Cinza

 

Ilha da Casca, Cananéia, SP

 

A região abriga cidades históricas,onde se destacam o turismo religioso, de aventuras e científico. Iguape, na extremidade norte, é um dos exemplos, com a tradicional festa de Bom Jesus que se realiza anualmente em Agosto; Cananéia com a procissão marítima, também em Agosto e outras tantas, inclusive alguns vilarejos e distritos, com ambiente próprio para aventuras rústicas pelas praias, dunas e florestas.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia, SP

O folclore também é uma das características singular.
Quer nas expressões musicais, como o Fandango ou a culinária que se destingue, com quitutes especiais cobiçados por turistas,onde as Ostras de Cananéia, tradicionais pelo sabor incomparável se destacam e as Manjubas de Iguape, peixe que só é encontrado no Lagamar e o Barreado de Antonina e Morretes, fora de qualquer discussão pelo sabor apreciado pelos que já tiveram esse privilégio.

 Rio Mandira, criatório de Ostras – Cananéia, SP 

Manjubinha. Cananéia, SP

Quem não gosta de manjubinha frita? Ou de ova de tainha? E as tradicionais ostras, colhidas na hora, fresquinhas, tiradas dos manguezais…

 

A Região do Lagamar estampada no mapa é repleta de lugares interessantes para serem explorados pelo turismo. A Traineira #Manjuba navega com segurança e conforto por todos os cantos e recantos. Leva para locais próprios para pescarias. Leva à comunidades de pescadores artesanais. Leva para praias de águas calmas e praias que surfistas se deliciam. Navega junto à famílias de botos cinzas; ao largo de guarás coloridos; papagaios de todas as cores; próximo aos jacarés de papos amarelos e pelos banhados de manguezais, palmitais e de cataia, a árvore que é natural e só se desenvolve no Lagamar. Por lá esportes náuticos tem amplas condições para serem praticados: Ventos módicos, mar manso, águas cristalinas.

 

Orla de Cananeia – SP