Lazer

Praia do Cambriu, Ilha do Cardoso, Cananéia, SP – Ambiente do romance “O Caminho das Ostras”.

A Estância Balneária de Cananéia, SP, oferece inúmeras possibilidades de laser para seus habitantes e visitantes. Lugar próprio para pescarias, prática de esportes radicais, esportes náuticos, visitas a monumentos históricos, museus e boa gastronomia.

A partir de Cananéia, é possível explorar o Lagamar através de navegação tranquila pelos canais, braços de mar, rios e ribeirões, no conforto e segurança que a Traineira #Manjuba oferece aos vinte e cinco passageiros que contratam seus serviços.

Praça Martim Afonso de Souza, Cananéia, SP 

A pesca amadora é bem concorrida em todo o Lagamar. E a Traineira #Manjuba oferece amplas condições para a prática da pesca esportiva, levando os pescadores para locais piscosos e aprazíveis. Iguape, Cananéia e outros municipios da região são locais onde residem famílias de pescadores artesanais que navegam pelo Lagamar e tiram seus sustentos.

 

Parque Estadual da Ilha do Cardoso, canal do Ararapira, Cananéia, SP 

 

Os pescadores que se aventuram pelos incontáveis canais e furados, navegam sempre acompanhados de famílias de botos cinzas que, naturalmente indicarão os melhores pesqueiros. Ademais estarão dentro da Floresta Atlântica preservada e quase intacta apreciando paisagens inesquecíveis.

Boto Cinza no Mar de Cananéia, próximo a orla oeste da Ilha Comprida, SP

No Lagamar é encontrada nas imediações de Iguape, SP a tão procurada Manjubinha, peixe de água salgada apreciado frito acompanhado de cachaça de Cataia, planta típica do Lagamar.

Também espalhados pela região são inúmeros os sítios e lugares onde caiçaras criam ostras, tradicionais e saborosas, exportadas para vários pontos do Brasil. A ostra de Cananéia é conhecida no mundo inteiro pela qualidade.

Por estar ao pé da Serra do Mar a quantidade de água doce pura e cristalina que desagua vindo de inúmeras cachoeiras e ribeirões, aliada à presença dos manguezais e a flora peculiar espalhada pela região favorece a quantidade de criatórios de peixes e crustáceos, a ponto do Lagamar ser considerado o celeiro do Atlântico.

O Lagamar é Reserva Mundial da Biosfera, conforme resolução da UNESCO, agencia de cultura da ONU.

Toda essa riqueza natural em conjunto com a plástica formidável e única tem inspirado pessoas mais sensíveis à criatividade artística.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Canal de Ararapira, Cananéia, SP 

 

O laser também inclui a visita aos grupos de fandangueiros, dança típica de castelhanos que se instalaram há mais de trezentos anos na região e ainda mantém a expressão cultural herdada de seus antepassados. O Fandango é patrimonio imaterial tombado pelo IPHAN. Através da Traineira #Manjuba é possível navegar até povoados espalhados no meio da Mata Atlântica onde são encontrados caiçaras que mantém vivo o mais tradicional folclore regional.

A vantagem dessa embarcação, em relação a outras, é o calado mínimo, que permite adentrar e sair com sua carga máxima em rios e ribeirões, mesmo em baixa mar, com apenas um metro de profundidade, o que significa que passeios podem ser agendados para pesqueiros isolados, sítios e pontos inacessíveis através de outros meios, como se dá com o Rio Taquari e o Rio Mandira, lugares de criação de ostras e outros frutos do mar.

 

Vista do Morretinho, na Ilha Comprida, SP – Mar de Cananéia 

 

Outra atração bastante interessante são os sambaquis existentes em todo o Lagamar. Também são frequentes espetáculos populares, com bandas e cantores se apresentando nas diversas cidades em eventos promovidos pelas prefeituras. Nas festas religiosas e festejos de aniversários das cidades sempre são promovidas atrações das mais variadas, inclusive shows com artistas diversos vindos de outras cidades da região, do litoral e de São Paulo ou Curitiba. Em muitas vilas perdidas no interior de ilhas e de sítios isolados festas são pitorescas e bastante animadas.

 

festa popular em Ilha Comprida, SP 

Nas festas populares do Lagamar os caiçaras tem por hábito consumir cachaça com Cataia, uma árvore típica de lá,com muitas folhas que dão gosto e colorido. A folha, com propriedades medicinais também serve como tempero e dá sabor à bebida, motivo que é chamado o Wisky do Caiçara. Visitar o Lagamar implica em experimentar a Cataia e levar de lembrança saquinhos com essas folhas que são encontradas em todas as vilas e cidades, acondicionadas de forma própria para venda.

 

Cataia – O néctar caiçara

 

Enfim, em todo o Lagamar sempre são promovidos eventos variados e em lugares dos mais diversos. Nas cidades os eventos se dão no centro, mas também nos bairros e vilas suburbanas, algumas das quais praticamente isoladas que só se chega navegando.

Via Maria Pousada e Bistrô. Qualidade e bom gosto em Cananéia, SP

A Traineira #Manjuba leva seus passageiros, inclusive crianças e os jovens da melhor idade, com toda a segurança para participarem desses inúmeros festejos que sempre ocorrem, providenciando quando seus passageiros desejarem, inclusive reserva nas pousadas e hotéis das vilas e cidades do Lagamar. Em muitas vilas há bons restaurantes que servem comidas típicas e caseiras, evidenciando sempre a culinária local.

Cachoeira do Rio das Minas – Cananeia SP