PONTA DA TRINCHEIRA

( história e aventuras )

 

Situada na extremidade sul da Ilha Comprida, SP, a Trincheira é frontal à barra do Mar de Cananéia, ou Mar de Dentro, à baía de Trapandé e das praias de Itacurussá e Pereirinha. Distante menos de 0,30: minutos do porto Bacharel, no centro histórico de Cananéia, SP, a Traineira #Manjuba, com segurança e conforto leva seus passageiros para desfrutarem do almoço oferecido pelo restaubar ali instalado, onde é servida a cobiçada comida caiçara e a tradicional Cataia de Cananéia ( cachaça ).

Família de golfinhos se exibindo na baía de Trapandé, Cananéia, SP

 

Na Trincheira, são encontradas praias quase desertas, falésias, as festas dos botos cinzas, cercos de taquaras e ondas próprias para surfistas na orla oceânica. Lá, segundo historiadores é que surgiu a vila que originou Cananéia, local onde o degredado Bacharel foi deixado e instalou seu exército. Outrora havia o Forte Moschera cujas ruínas ainda são perceptíveis, tendo seus canhões levados para a sede municipal, onde estão expostos na praça principal.

Trincheira, Ilha Comprida, SP

 

O lugar também é proprício para boas pescaria e em poucos minutos, atravessando a baía chega às praias de Itacurussá e Pereirinha, na ilha do Cardoso, junto a sede do Peic, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Uma trilha, que parte das imediações do rio Pereque, é o caminho para chegar à tribo Guarani.

Esse passeio inclui visita aos argolões, situados na raiz do Morro de São João; visita e passeio pelo banco de areia existente no Mar de Dentro, nas imediações da Ponta da Trincheira desde que a maré permita e visita aos espetáculos costumeiros que as famílias de boto cinzas costumam apresentar nas proximidades.