PEDRINHAS, SUBAUMA, JURUVAÚVA

Ribeirão de águas tranquilas, límpidas e piscosas. Subauma, Iguape, SP

 

Na orla oeste da Ilha Comprida, SP, junto ao Mar Pequeno, se destacam duas povoações de pescadores artesanais. São núcleos onde convivem há anos caiçaras tradicionais e turistas de São Paulo, Santos, Sorocaba e outros tantos lugares que tem casas de temporada e ranchos pesqueiros. Bem próximo à Cananéia, SP, em pouco mais de meia hora a Traineira #Manjuba, partindo do Porto Bacharel, no centro histórico da cidade, chega a estas comunidades.Local próprio para boas pescarias, tem restaurante onde se saboreia a comida caiçara e a cachaça da terra.

Nas margéns opostas, já em Iguape, SP, Subauma é um aglomerado onde pescadores amadores mantém ranchos e convivem com famílias de pescadores artesanais. Também é um passeio bem interessante para quem gosta de aventura e navegação. Do Mercado Municipal de Iguape, SP até Subauma, a Traineira#Manjuba navega por águas calmas por aproximadamente meia hora.

Situada na orla de um pequeno ribeirão, sobre o qual, diante das dimensões e calado da Traineira #Manjuba, a navegação com segurança permite ancorar no portinho próximo ao tradicional empório onde se encontra de tudo para comprar, desde mercúrio cromo e sal de fruta, até peixe, camarão e cadernos, lápis e combustível. Para os pescadores ali também são encontradas as iscas tão procuradas.

Vista parcial de Pedrinhas, comunidade caiçara de pescadores, Ilha Comprida, SP