MARUJÁ, NOVA ENSEADA E PONTAL DO SUL

( praias e diversões )

 

A ilha do Cardoso tem aproximadamente 43 km2.

Ao norte, a serra com inúmeras montanhas que chegam a mais de 800 m. de altura, com cobertura vegetal primária, repleta de cachoeiras, ribeirões e grotas, cercadas por manguezais e praias isoladas na orla atlântica.

A floresta natural esconde ruinas de engenhos abandonados, sambaquis e trilhas administradas pelo Parque Estadual, bem conservadas e visitadas por pesquisadores, cientístas e turistas.

Ao sul, o ínstimo com aproximadamente 20 km. de extensão por 300 m. de largura em média, avança em direção a ilha das Peças e a Ilha artificial do Ararapira no Estado do Paraná.

Distante poucos metros do continente, nessa projeção coberta por restinga típica do litoral brasileiro, a natureza brindou com pequenas praias a orla do canal e a imensidão deserta na costa oceanica, com aguas cristalinas e sempre adequadas para banho.

Partindo de Cananéia, SP a traineira #Manjuba, navega aproximadamente 2,30: horas até atingir a comunidade do Marujá, com pousadas, hotéis, bares, restaurantes, pertencentes às famílias de caiçaras tradicionais. Dali, em menos de 0,20:minutos de navegação, se atinge a Nova Enseada, outra comunidade e por fim, navegando cerca de 0,30: minutos atinge o ponto extremo sul da ilha.

São passeios bem interessantes e pitorescos.

Festa da Tainha – Nova Enseada, Ilha do Cardoso, Cananéia, SP

A Nova Enseada trata-se de comunidade que foi deslocada da Enseada da Baleia, que ao longo dos anos foi sendo assoreada até ser invadida pelo mar, que destruiu, sua capela, seus restaurantes e pousadas, sendo seus habitantes deslocados para outro ponto do ístimo, determinado pela administração do Parque Estadual, onde ergueram novas pousadas e restaurantes.

traineira #Manjuba a partir do Marujá, faz passeios ao Ariri e à cidade fantasma.

Sambaqui na orla do Canal de Ararapira, Cananéia, SP

Navegar desde Cananéia,SP até o Marujá e as comunidades ao redor é o passeio mais concorrido da região. Embarcações vindas de Paranaguá, PR em épocas de festas e feriados são comuns estarem por lá repletas de turistas. Um passeio bem interessante que atrai quem gosta de mar, que aprecia a boa Cataia ( cachaça ), gosta de pescar um bom peixe e tem pela comida caiçara atração.

Nas comunidades da ilha do Cardoso, na cidade fantasma e no Ariri são frequentes grupos de fandanguistas se exibirem, apenas pelo prazer da música e dança típica dessa porção do litoral.

traineira #Manjuba tem condições de navegar com segurança e conforto, indo e voltando no mesmo dia, de Cananéia, SP, mas o ideal é a permanência pelo menos de um para outro dia.

Cidade Fantasma – Ararapira, Estado do Paraná

A partir do Marujá, navegando em águas tranquilas do Lagamar, o passageiro da traineira #Manjuba pode esticar o passeio até a cidade fantasma e o Ariri. Seguir até o final da ilha do Cardoso, visitar a Vila Rápida, no Estado do Paraná e a Nova Enseada, próxima ao Marujá.

Praia do Marujá Ilha do Cardoso Cananeia SP